10 filmes para inspirar empreendedores

A beleza da sétima arte encanta a todas as idades, gêneros e classe social. É difícil existir alguém que não goste de assistir a um bom filme. Mas o cinema não é apenas entretenimento, ele nos traz também muitas lições de vida, inspiração e aprendizado.

Seja através de histórias reais ou fictícias, a Stokki preparou uma lista com 10 filmes para inspirar empreendedores e empresários de todos os níveis.

Vamos dos mais novos, aos mais antigos.

1. Fome de Poder (2016)

Onde assistir: Netflix, Google Play e Youtube.

Baseado em fatos reais, esse filme narra a história de Raymond Kroc, um vendedor de máquinas de milk-shake, que se torna sócio dos irmãos Rick e Maurice McDonald, fundadores do McDonald’s.

Ray é uma pessoa visionária, gananciosa e com perfil empreendedor arrojado e é o grande responsável pela enorme expansão da rede. Nada o detém e faz de tudo para crescer sempre mais.

Pouco a pouco, vai eliminando os irmãos do negócio, torna o McDonald’s essa gigante mundial que conhecemos e revoluciona o modo como o mundo consome alimentos, com a cultura americana do fast-food.

Uma história de traição e de desvios de caráter, mas com grande lições de empreendedorismo.

2. A Grande Aposta (2015)

Onde assistir: Netflix, Google Play e Youtube.

Um filme que começa um pouco antes da complexa crise do sistema imobiliário estadunidense de 2008. Narra a história de Michael Burry, um empresário que decide investir mais de um bilhão de dólares do fundo que coordena, ao prever o colapso do sistema bancário norte-americano.

Em 2005, Michael antevê a grande crise analisando os altos índices de fraude e inadimplência da economia americana, com a expansão do crédito sem critério e os refinanciamentos sem limite. Por ir contra o sistema, é taxado de louco pela maioria dos seus clientes.

Entretanto, algumas pessoas acreditam em Michael e se juntam a ele no caminho, como o corretor Jared Vennet, que é atraído pela movimentação de seus investimentos; Mark Braum, um cliente de Jared; dois iniciantes na bolsa de valores; e um experiente guru recluso de Wall Street, Ben Rickert. No início, são considerados um bando de malucos, mas ganham muito dinheiro com o colapso do sistema financeiro.

O filme é um excelente exemplo de como explicar temas complexos de economia e torná-los mais palatáveis, através de uma narrativa interessante, leve e fácil de entender. Traz lições sobre investimento, análise de mercado e de como defender suas crenças no mundo corporativo.

3. Walt Antes do Mickey (2015)

Walt Disney tinha um talento: era um desenhista nato. Quando criança, morava em uma fazenda, no interior dos Estados Unidos, onde já rabiscava pelas paredes e sofria com os castigos do pai, um homem muito severo.

Ainda jovem, foi morar na cidade grande e, envolvido com o mundo das artes, Walt descobre no cinema de animação sua grande paixão. Com muita determinação e perseverança, vai atrás do seu sonho, seguindo os preceitos do seu pai “sempre termine o que você começou”.

Nem tudo são flores no caminho de Walt, mas ele consegue superar os desafios com muita seriedade, foco e paixão.

Walt foi um dos maiores empreendedores de todos os tempos, por isso não poderia ficar de fora dessa lista.

4. Jobs (2013)

Esse filme pode parecer meio clichê, mas como não mencioná-lo? Jobs conta grande parte da história de Steve Jobs, o criador e fundador da Apple. Por querer abranger quase 30 anos da vida de uma personalidade tão intensa e que realizou tantas coisas, o roteiro se torna superficial em vários momentos.

De qualquer forma, dá para entender o porquê ele chegou aonde chegou e porque foi demitido e readmitido de sua própria companhia mais de uma vez. Mostra toda a sua genialidade, o seu perfeccionismo e a sua perseverança em fazer acontecer o que muitos acreditavam ser impossível, contrapondo com o seu temperamento egocêntrico, sua personalidade excêntrica e o seu caráter muitas vezes duvidoso.

5. O Lobo de Wall Street (2013)

Onde assistir: Google Play e Youtube.

Esse filme, um tanto polêmico, talvez seja um anti-exemplo do que fazer no mundo dos negócios. Nada familiar, é insano e amoral a maior parte do tempo. Porém, mostra uma face que quase ninguém retrata no cinema e que também existe no mercado: o da desonestidade e da ambição.

Lavagem de dinheiro, trapaças, suborno e muito esbanjamento (fora sexo, drogas e traição), mostra a ganância do ser humano em sua forma mais bruta. Dirigido pelo brilhante Martin Scorsese e com o também brilhante Leonardo DiCaprio como ator principal, O Lobo de Wall Street narra a história de Jordan Belfort, um especulador da bolsa de valores, vendedor e golpista de primeira, que abre sua empresa em um um fundo de quintal, com um telefone e quatro amigos e, assim, começa a ludibriar seus clientes ao vender ações de pequenas empresas, com futuro duvidoso, com altas taxas de comissão.

Jordan Belfort apesar de ser um criminoso e um anti-herói, é um excelente vendedor e sabe como motivar o seu time, por isso, é um filme que todo o vendedor, contador e empreendedor deveria assistir.

6. A Negociação (2012)

Onde assistir: Now.

Outro filme que é um guia completo do que não fazer dentro de uma empresa e também na vida pessoal, mas que traz lições e é um ótimo exemplo de negociação para o dia a dia de um empreendedor.

Na história, Robert Miller é um magnata em tempos de crise econômica. Ao olhar da sociedade, sua vida pessoal e profissional parece perfeita, mas esconde uma amante e realiza fraudes dentro da sua própria empresa.

Robert Miller tem o objetivo de finalizar a venda da sua companhia para um grande banco e as coisas começam a dar errado logo depois da noite de sua festa de aniversário, quando o carro que ele dirige capota, causando a morte de sua amante.

Do início ao fim da negociação, Robert Miller deixa suas fraudes expostas e tenta preservar sua imagem, escondendo sua responsabilidade no caso.

Nessa jornada, muitas coisas erradas são feitas dentro da empresa e sua vida pessoal começa a desmoronar, mas com maestria ele conduz a negociação e mostra toda a sua capacidade de entendimento/interpretação do cenário proposto pelo comprador, não deixando abalar a transação por qualquer pressão externa, até o fechamento do negócio.

O que fica para o empreendedor é a lição de que por mais que possamos estar enfrentando problemas na vida pessoal ou na própria empresa, é possível não deixar isso abalar os negócios.

7. O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Onde assistir: Google Play Filmes, Now e Youtube.

Baseado na história real de Billy Beane, gerente geral do time de basebol do Oakland Athetics que, em 2002, montou um time com um orçamento extremamente limitado, enfrentando dificuldades financeiras no clube, mas surpreendeu a todos ao conseguir destaque na Liga Americana.

Billy Beane e Peter Brand, jovem economista que se torna assistente de Beane, montam um time baseado em uma sofisticada análise estatística dos jogadores, que apontava para os nomes subvalorizados da liga.

Além do tema superação, que permeia quase todos os filmes de esporte norte-americanos, esse traz uma verdadeira aula de gestão de negócios e deixa como mensagem que quando todos estão comprometidos com um projeto é mais fácil de atingir os objetivos propostos.

8. Coco antes de Chanel (2009)

Onde assistir: Now.

De um orfanato à alta sociedade, Gabrielle Chanel (Coco Chanel), foi uma personalidade à frente do seu tempo. É considerada a estilista mais célebre e um exemplo de empreendedorismo.

Em uma época em que os costumes ditavam a sociedade, Coco desafiou os padrões e acreditou no seu produto. Foi pioneira ao usar calças, quando elas ainda só eram permitidas para homens, e ao deixar os desconfortáveis espartilhos de lado. Com um estilo mais sóbrio, desbancou os vestidos extravagantes e os adereços espalhafatosos.

Chanel é um exemplo de autoconfiança, inovação, perseverança e persuasão, qualidades que todo bom empreendedor deve ter.

9. O Aviador (2004)

Onde assistir: Google Play, Now e Youtube.

Outro filme de Martin Scorsese como diretor e DiCaprio como ator principal. Baseado na história de Howard Hughes, aviador, engenheiro aeronáutico, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo. Ficou milionário aos 18 anos, devido a herança de seu pai, e começou a investir na indústria cinematográfica.

Sua outra grande paixão era a aviação e foi nessa área que obteve maior sucesso financeiro. Quebrou recordes de velocidade ao projetar seus próprios aviões, comprou a companhia TWA e incomodou bastante a maior concorrente do setor, a Pan Am, que dominava o mercado na época.

Extremamente focado e perfeccionista, não media esforços para alcançar os seus objetivos. Ousado, visionário, inteligente e bem informado, Hughes consegue tudo o que quer e fica multimilionário.

O filme mostra também a concorrência do mercado e tudo o que Juan Trippe, presidente da Pan Am, faz para derrotar seu rival.

Em sua jornada, Hughes se envolve em escândalos políticos, amorosos, sofre de fobia de germes e fica isolado e deprimido no final de sua vida.

10. Jerry Maguire, a grande virada (1996)

Onde assistir: Google Play, Now ou Youtube.

Por último, um exemplo humanista para o mundo dos negócios. Jerry Maguire é um agente esportivo de atletas profissionais, bem sucedido, que tem tantos clientes que não consegue dar a atenção necessária pra cada um.

Um dia, sofre um ataque de pânico e resolve escrever uma declaração chamada “As Coisas que Pensamos e não Dizemos: O Futuro do Nosso Negócio”, na qual uma das recomendações era para que os agentes trabalhassem com menos clientes e, assim, pudessem tratá-los de forma mais humana. Isso leva à demissão de Jerry, que fica com apenas um cliente: o jogador Rod Tiwell.

Esse conflito moral entre ganhar mais dinheiro ou fazer um trabalho mais digno, faz com que Jerry transforme a sua vida e a de Tiwell. Ele opta pelo caminho da ética para seguir sua vida profissional e pessoal.

Acima de tudo, é um filme sobre transformação, relações humanas e sobre valorizar seus funcionários ou equipe e não só visar o lucro.

Fim da lista! Esperamos que vocês tenham gostado e que esses filmes tragam, além de entretenimento, boas lições para as suas vidas profissionais e pessoais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.